segunda-feira, 20 de junho de 2022

2.º LUGAR A NÍVEL NACIONAL NO CAMPEONATO DE CIÊNCIA E ESCRITA

É com muita alegria e muita pujança que anunciamos a todos os nossos leitores que a Biblioteca Escolar D. Carlos I, em articulação com os alunos do Núcleo de Consolidação da EB D. Carlos I (3.º ANO), conquistou o 2.º lugar a nível nacional do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa. 


1.º LUGAR - Escola Básica Padre Himalaya - Arcos de Valdevez - 5.º C


3.º LUGAR - Escola Básica de Fragoso - Barcelos - 5.º A



No âmbito das comemorações da Semana da Leitura 2022, os alunos do Núcleo de Consolidação da EB D. Carlos I (3.º ANO) decidiram participar na 2.ª Edição do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, uma iniciativa da 20|20 Editora, com o apoio da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares). 

Para isso contaram com a ajuda da Professora Bibliotecária Sandra Pratas para a construção do texto e de Inês Bruno, Encarregada de Educação, para a investigação científica. 

Este concurso tem como objetivo estimular a leitura, a escrita e a experimentação; potenciar o pensamento crítico; despertar a criatividade; e fomentar a transdisciplinaridade, com base na coleção, recomendada pelo PNL, O Clube dos Cientistas, de Maria Francisca Macedo, autora distinguida pelo GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL (Prémio para o Melhor Professor de Portugal), com uma Menção Honrosa pelo elevado contributo para a Educação e Sustentabilidade.


Esta iniciativa foi também ao encontro do Plano para a Recuperação das Aprendizagens 21-23, que, para além de colocar a Biblioteca Escolar, a par da sala de aula, como um dos espaços privilegiados para a aprendizagem da leitura, preconiza «a promoção do trabalho interdisciplinar e da aprendizagem a partir de problemas transversais». 

No dia 21 de Junho de 2022, contaremos com a presença de Maria Francisca Macedo, autora distinguida pelo GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL, que virá pessoalmente à nossa Biblioteca Escolar entregar os prémios aos justos vencedores.   


PRÉMIOS: 

Oferta de todos os livros da coleção original à biblioteca escolar.
Oferta de 1 livro do universo O Clube dos Cientistas a cada elemento da turma (à sua escolha).
Oferta de 1 livro do catálogo adulto da 20|20 Editora ao(s) professor(es) envolvido(s) no projeto.
Oferta de Brindes do Pavilhão do Conhecimento — Centro de Ciência Viva.
Encontro especial com a autora
Troféu e diploma com moldura para a turma.


Plano para a Recuperação das Aprendizagens 21-23

«A dimensão experimental no ensino das ciências é um dos principais factores motivadores para a vocação científica e um ativador da vontade de aprender, na medida em que envolve princípios exploraratórios, a aprendizagem a partir do questionamento, o desenvolvimento do raciocínio e o uso pedagógico do erro. Para potenciar o ensino experimental das ciências, será alargada a Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, como recurso fundamental para o desenvolvimento curricular, em articulação com outros programas em vigor e a desenvolver na área das ciências e tecnologias.»


A visão de Manuela Pargana Silva, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares


A coleção O Clube dos Cientistas junta histórias de aventura e ciência estimulando os leitores para a descoberta e o gosto pela ciência, e pela compreensão do mundo. Partindo de histórias divertidas e variadas, constantes nos livros e também nas atividades propostas e incluídas no caderno de experiências, os jovens são chamados à ação, percorrendo os princípios subjacentes à construção do processo científico, que vão desde a observação da realidade, à formulação de questões, à experimentação, à identificação das dúvidas na demanda de soluções para os problemas com que se deparam.

Deste modo, proporcionam-se oportunidades para se perceber o lugar da ciência, motiva-se para olhar temas atuais, favorece-se a relação desses temas com a sociedade, constituindo-se estas dinâmicas como uma boa estratégia para suscitar a curiosidade e a motivação para o desenvolvimento da literacia científica nos mais jovens.

No que à Rede de Bibliotecas Escolares diz respeito é com muito interesse que olhamos para esta coleção, assim como para as iniciativas que a ela se associam uma vez que incluem nas suas propostas o Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, alargando significativamente as áreas do saber e o estímulo para os mais jovens. Além de despertos para a ciência e para o gosto por esta área, os jovens são convocados, simultaneamente, ao exercício da leitura e também da escrita, complementaridade essencial e tão necessária, porque possibilita o desenvolvimento de múltiplas habilidades, que vão da compreensão à competência leitora, à escrita e à linguagem e acrescenta conhecimentos, nomeadamente ao nível do léxico específico da área científica.

Estamos certos de que, numa convergência de ação, contribuiremos para capacitar desde cedo, os mais jovens para um olhar mais crítico sobre o que os rodeia, colocando a ciência no lugar que lhe cabe para a compreensão e explicação da realidade, levando-os a aprender, a resolver as questões mais básicas da vida de forma sustentada, empoderando-os com uma maior capacidade de adaptação às sucessivas mudanças com que lidam.

A visão do Professor Carlos Fiolhais

O gosto pela ciência pode começar pelo gosto pela leitura, como aconteceu comigo próprio. A par da escola, que é insubstituível, fui entrando no mundo da ciência através dos livros como os da colecção Ciência para Gente Nova desse grande mestre que foi Rómulo de Carvalho. Já nesse tempo (anos 60 e 70) havia bons livros de divulgação da ciência em português, capazes de transmitir o encanto da ciência, essa continuada descoberta do mundo. Hoje, num tempo em que a ciência está muito maior, esses livros são naturalmente muitos mais. E estão à nossa disposição, nas livrarias e nas bibliotecas, para nos ajudarem a descobrir o mundo.

Se a aprendizagem parte da leitura, a escrita é um meio de prolongar a leitura. Não se pode escrever sem se ter lido e, quanto mais se ler, melhor se escreve. A escrita enriquece quem escreve e deve também enriquecer quem lê. Leitura e escrita estão intimamente ligadas, ambas dando prazer a quem escreve e a quem lê.

O Campeonato de Ciência e Escrita Criativa é uma excelente iniciativa da muito ativa 20|20 Editora (a editora da colecção O Clube dos Cientistas, de Maria Francisca Macedo) que visa estimular o gosto ao mesmo tempo pela ciência e pela escrita entre os mais jovens. Parabéns a todos os que participaram e, muito em particular, aos vencedores!

Sem comentários: