quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

PROJETO NEWTON EVOCA NELSON MANDELA

 “Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.


Decorreram nos dias 4 e 11 de dezembro, mais duas sessões no âmbito do Projeto Newton Gostava de Ler para as turmas do 5.º F e 5.º D da EB D. Carlos I que tiveram como foco experimental a produção de creme de mãos. 





A metodologia foi a já habitual neste projeto, partindo-se da leitura e exploração de um recurso literário, criam-se pontes para a realização de pequenas experiências científicas. 

Assim, os alunos começaram por ouvir a narração da história "Nelson Mandela" de

Num segundo momento deste encontro chegou a vez de falar do maior órgão do nosso corpo: a pele! Depois de uma explicação sobre as camadas da nossa pele - epiderme, derme e hipoderme - os alunos do Jardim de Infância aprenderem que a cor variável da pele se deve à quantidade e tipo de melanina que existe no corpo humano. 

Num terceiro momento, e como estávamos na véspera do Dia da Mãe, os nossos convidados usaram as mãos para confecionar  um boião de creme hidratante para ofereceram às respetivas Mães. Para isso precisaram de uma vasta panóplia de instrumentos e ingredientes: gobelets de vidro; varetas de agitação; espátulas; pipetas de Pasteur; lanolina; azeite, água destilada, pectina e óleos essenciais.  

Ao longo da parte experimental foram ainda dadas algumas informações sobre alguns dos ingredientes utilizados, como a lanolina que, como o nome indica, é um produto natural obtido a partir da cera de lã bruta; a pectina,  uma fibra solúvel encontrada nas cascas de frutos e alguns vegetais, e também sobre as propriedades medicinais do azeite e dos óleos essenciais. 

No fim de muito agitar e depois de obtida uma emulsão perfumada e hidratante, foi visível a satisfação dos alunos que numa única sessão beneficiaram de uma experiência de leitura, ciência e cidadania e desenvolvimento. 

Esta divertida e emoliente atividade experimental veio novamente comprovar como a Biblioteca Escolar pode promover a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida.







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