quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

PROJETO NEWTON E O MÓDULO ENIGMATEMÁTICO

 “Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.


Decorreu no dia 15 de janeiro de 2025, mais uma fantástica sessão do Projeto "Newton Gostava de Ler" dinamizada pela equipa da Biblioteca Escolar D. Carlos I e que contou com a participação do 5.º E.  

A primeira parte deste encontro centrou-se na leitura de alguns capítulos da obra O Homem que Sabia Contar de Malba Tahan, ocomo já foi descrita, a combinação perfeita entre o mundo das letras e o universo dos números. Também, através da leitura desta obra fascinante o leitor tem a hipótese de aprender a matemática pela história e a história pela matemática. 

[Um humilde pastor persa do século XIII, Beremiz Samir, exímio no exercício da arte de calcular, é o protagonista deste livro. O enredo ambienta-se no exotismo do Médio Oriente, mesclando aspectos da cultura islâmica, da herança grega e de outras grandes culturas com curiosidades da matemática e reflete com fascinante realismo o clima filosófico, religioso e social da época. 

No universo narrativo são integrados curiosos problemas e enigmas matemáticos e lógicos, aparentemente complicados mas sempre iluminados pela simplicidade dos raciocínios que lhes proporcionam solução, desvendados por Beremiz, o personagem com habilidade e raciocínio lógico. A acção termina com a tomada de Bagdad pelos mongóis, no ano de 1258 da nossa era, marco histórico que assinala o fim da hegemonia árabe no Médio Oriente.]

Já familiarizados com a espantosa habilidade de calcular da personagem principal, os alunos convidados foram por sua vez divididos em grupos e cada um desses grupos foi convidado a encontrar a solução para diversos enigmas matemáticos .

Para auxiliar o raciocínio destes intrincados problemas, a equipa da Biblioteca Escolar construiu um conjunto de adereços que ajudaram em muito a visualizar a resolução dos problemas apresentados. 

O 5.º E aceitou o desafio de responder a uma série de curiosos problemas  matemáticos e demonstrou que a Matemática também pode ser um jogo aliciante.  

 5.º A - 15 DE JANEIRO 2025



sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

MENSAGENS ULTRA SECRETAS NO PROJETO NEWTON

“Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à Biblioteca”.

























Decorreu no dia 10 de janeiro de 2025 mais uma incrível sessão do projeto “Newton Gostava de Ler” e que contou com a participação dos alunos do 6.º B

Para este novo módulo do projeto, a obra escolhida foi Mistério no Hospital, o segundo livro da fabulosa Coleção O Clube dos Cientistas

Antes da experiência foram ainda apresentadas algumas curiosidades sobre o instrumento com que iriam escrever a mensagem secreta: a pena de ave. A pena de ganso, corvo, águia, coruja, falcão ou peru foi o instrumento de escrita predominante na época medieval, mas a utilizada nesta sessão foi mesmo uma pena de gaivota com ponta de cotonete. 

Os alunos conheceram então o material necessário para a experiência, nomeadamente a "fenolftaleína". A fenolftaleína é um indicador de pH, ou seja, serve para medir o pH (acidez ou alcalinidade) de soluções. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco ou em solução alcoólica como um líquido incolor. É pouco solúvel em água, porém solúvel em etanol (álcool etílico). 

Assim, de pluma em punho, cada grupo escreveu uma mensagem que teria de ser revelada pelo grupo seguinte, o que obviamente suscitou grande interesse e entusiasmo. 

Depois de dominada a técnica científica para escrever e revelar mensagens secretas, muitos foram os que apontaram imensos usos para esta técnica secreta, nomeadamente deixar uma mensagem escondida para os eleitos do seu coração. 


Sabiam que há mais maneiras de escrever e revelar mensagens secretas, como por exemplo escrever com sumo de limão e deixar secar? Depois, para revelar a mensagem é só passá-la a ferro!

Sabiam que o chamado cotonete ou haste flexível foi inventada em 1920 por um polaco naturalizado americano, chamado Leo Gersternzang?

Quem quiser aprender a construir e a decifrar enigmas misteriosos, basta vir à Biblioteca Escolar e inscrever-se neste fantástico módulo.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA COM ROSÁRIO ALÇADA ARAÚJO

Decorreram no dia 9 de janeiro de 2025 duas magníficas Oficinas de Escrita Criativa ministradas pela escritora Rosa Alçada Araújo

os alunos do 5.º B e do 5.º G foram os felizes contemplados para participar nas sessões e demonstraram enorme criatividade e entusiasmos em todas as atividades propostas. 


Esta atividade foi da responsabilidade da Biblioteca Escolar D. Carlos I em parceria com a Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Sintra, no âmbito da Animação do Livro e da Leitura que tem como desígnio promover a melhoria dos níveis de literacia nas escolas do concelho.



A escritora posa junto ao placard do Escritor do Mês que presta homenagem à sua intensa criação literária