quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

PROJETO NEWTON E O MÓDULO ENIGMATEMÁTICO

 “Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.


Decorreu no dia 15 de janeiro de 2025, mais uma fantástica sessão do Projeto "Newton Gostava de Ler" dinamizada pela equipa da Biblioteca Escolar D. Carlos I e que contou com a participação do 5.º E.  

A primeira parte deste encontro centrou-se na leitura de alguns capítulos da obra O Homem que Sabia Contar de Malba Tahan, ocomo já foi descrita, a combinação perfeita entre o mundo das letras e o universo dos números. Também, através da leitura desta obra fascinante o leitor tem a hipótese de aprender a matemática pela história e a história pela matemática. 

[Um humilde pastor persa do século XIII, Beremiz Samir, exímio no exercício da arte de calcular, é o protagonista deste livro. O enredo ambienta-se no exotismo do Médio Oriente, mesclando aspectos da cultura islâmica, da herança grega e de outras grandes culturas com curiosidades da matemática e reflete com fascinante realismo o clima filosófico, religioso e social da época. 

No universo narrativo são integrados curiosos problemas e enigmas matemáticos e lógicos, aparentemente complicados mas sempre iluminados pela simplicidade dos raciocínios que lhes proporcionam solução, desvendados por Beremiz, o personagem com habilidade e raciocínio lógico. A acção termina com a tomada de Bagdad pelos mongóis, no ano de 1258 da nossa era, marco histórico que assinala o fim da hegemonia árabe no Médio Oriente.]

Já familiarizados com a espantosa habilidade de calcular da personagem principal, os alunos convidados foram por sua vez divididos em grupos e cada um desses grupos foi convidado a encontrar a solução para diversos enigmas matemáticos .

Para auxiliar o raciocínio destes intrincados problemas, a equipa da Biblioteca Escolar construiu um conjunto de adereços que ajudaram em muito a visualizar a resolução dos problemas apresentados. 

O 5.º E aceitou o desafio de responder a uma série de curiosos problemas  matemáticos e demonstrou que a Matemática também pode ser um jogo aliciante.  

 5.º A - 15 DE JANEIRO 2025



Sem comentários: