“Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à Biblioteca”.
Decorreu no dia 10 de janeiro de 2025 mais uma incrível sessão do projeto “Newton Gostava de Ler” e que contou com a participação dos alunos do 6.º B.
Para este novo módulo do projeto, a obra escolhida foi Mistério no Hospital, o segundo livro da fabulosa Coleção O Clube dos Cientistas.
Antes da experiência foram ainda apresentadas algumas curiosidades sobre o instrumento com que iriam escrever a mensagem secreta: a pena de ave. A pena de ganso, corvo, águia, coruja, falcão ou peru foi o instrumento de escrita predominante na época medieval, mas a utilizada nesta sessão foi mesmo uma pena de gaivota com ponta de cotonete.
Os alunos conheceram então o material necessário para a experiência, nomeadamente a "fenolftaleína". A fenolftaleína é um indicador de pH, ou seja, serve para medir o pH (acidez ou alcalinidade) de soluções. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco ou em solução alcoólica como um líquido incolor. É pouco solúvel em água, porém solúvel em etanol (álcool etílico).
Assim, de pluma em punho, cada grupo escreveu uma mensagem que teria de ser revelada pelo grupo seguinte, o que obviamente suscitou grande interesse e entusiasmo.
Depois de dominada a técnica científica para escrever e revelar mensagens secretas, muitos foram os que apontaram imensos usos para esta técnica secreta, nomeadamente deixar uma mensagem escondida para os eleitos do seu coração.
Sabiam que há mais maneiras de escrever e revelar mensagens secretas, como por exemplo escrever com sumo de limão e deixar secar? Depois, para revelar a mensagem é só passá-la a ferro!
Sabiam que o chamado cotonete ou haste flexível foi inventada em 1920 por um polaco naturalizado americano, chamado Leo Gersternzang?
Quem quiser aprender a construir e a decifrar enigmas misteriosos, basta vir à Biblioteca Escolar e inscrever-se neste fantástico módulo.
Sem comentários:
Enviar um comentário