terça-feira, 25 de março de 2025

CICLO DE CINEMA "CAMÕES: ERROS MEUS, MÁ FORTUNA, AMOR ARDENTE"

Com o intuito de apoiar o desenvolvimento do currículo da disciplina de Português e também, com vista à motivação para o estudo d' Os Lusíadas, todas as turmas do 9.º ano  participaram em sessões do Plano Nacional de Cinema desenvolvido pela Biblioteca Escolar D. Carlos I. 

Dividida em dois momentos, a primeira parte destes encontros consistiu numa apresentação sobre as aventuras e desventuras deste grande poeta épico. 

Num segundo momento, os alunos visionaram excertos do filme Camões: Erros meus, má fortuna, amor ardente do cineasta português José Leitão de Barros sobre a vida e os feitos do grande poeta. 

Camões é um filme português, realizado por José Leitão de Barros, que relata a vida e os feitos do grande poeta Luís de Camões. Concorreu à primeira edição do Festival de cinema de Cannes em 1946. 

"Um grande filme do cinema português dos anos 40 sobre a vida fascinante e aventureira do grande poeta épico Luís Vaz de Camões (António Vilar). Os seus conturbados amores, os problemas financeiros e o declínio inglório, acompanham a decadência do fausto renascentista e da pátria imperial."


Diretor: José Leitão de Barros Produção: António Lopes Ribeiro. 

Ainda procurando apoiar o currículo e mais especificamente consolidar o conhecimento de Gil Vicente, todas as turmas do 9.º ano irão assistir à peça "Auto da Índia" pela Companhia Capítulo Reversível  no âmbito do programa "Teatro à Solta - O Teatro vai à Escola". 









Sem comentários: