No dia 21 de março de 2025 celebrámos a riqueza da nossa herança literária e o valor da nossa língua!
As Bibliotecas Escolares estarão, como sempre, no centro desta comemoração nas escolas, promovendo interações com a comunidade, encontrando parcerias e praticando a leitura como um hábito de todos os dias, e desta vez, celebrando um dos maiores poetas da língua portuguesa e uma figura central na literatura mundial.
No âmbito desta iniciativa, a Biblioteca Escolar D. Carlos I convidou toda a comunidade escolar e educativa a participar na atividade, "D. Carlos I para para Ler... Camões!", assinalando-se assim de forma simbólica o início da nossa quinzena da leitura.
Também, no ano em que se assinala o 5.º centenário do nascimento de Camões, é com enorme entusiasmo que nos associámos a outras iniciativas nacionais e internacionais de leitura simultânea de textos camonianos, unindo alunos de todas as faixas etárias.
Pretendeu-se pois que às mesmas horas e em todas as escolas do Agrupamento D. Carlos I, crianças e adultos se dedicassem à fruição do prazer da leitura com foco em Camões.
Para facilitar esta tarefa, a Biblioteca Escolar D. Carlos I apresentou as seguintes sugestões:
PROPOSTA 1
1.º Projeção do programa "Os Sonetos de Camões" da RTP PLAY.
https://www.rtp.pt/play/p13514/e775450/os-sonetos-de-camoes
"Nestas peças, dez conceituados atores portugueses, cinco homens e cinco mulheres, interpretam dois sonetos emblemáticos cada, enriquecendo assim o nosso catálogo cultural ao promover o legado de Camões de forma contemporânea e acessível a todos os públicos."
2.º Após a audição da leitura dos poemas, alunos voluntários leem em voz alta os poemas distribuídos em suporte de papel.
PROPOSTA 2
1. Visionar uma animação relativa à biografia de Luís de Camões e assinalar a opção que completa corretamente cada afirmação numa ficha distribuída.
6.º B declama Camões!
6.º A declama Camões!
As Assistentes Operacionais da D. Carlos I incarnaram Camões!
Sem comentários:
Enviar um comentário