segunda-feira, 9 de outubro de 2017

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

No âmbito das atividades do Mês das Bibliotecas Escolares 2017, decorreram na Biblioteca Escolar, quatro sessões de Formação de Utilizadores dirigidas a todas as oito turmas do 5.º ano da EB D. Carlos I. As mesmas decorreram nos dias 28 de setembro- 5.º A e 5.º D; 4 de outubro - 5.º E e 5.º F; 11 de outubro 5.º B e C; e 8 de novembro - 5.º G e 5.º H.

A partir da exploração do documento Guia do Utilizador 2014-17, os alunos ficaram a conhecer as várias zonas funcionais da Biblioteca Escolar bem como os serviços e recursos que a mesma disponibiliza.


Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer as regras de comportamento e de utilização da Biblioteca Escolar e, através da realização de um jogo de caça ao livro, conhecerem de forma simplificada a organização da Biblioteca por cores e números de acordo com as regras de CDU - Classificação Decimal Universal.


Todos os alunos foram ainda informados das atividades mensais dinamizadas pela Biblioteca Escolar dirigidas a este ciclos de ensino, nomeadamente “A caça ao Erro”; “O Problema do Mês”; " Quebra-Cabeças"; “O Escritor do Mês”, para além das atividades periódicas tais como as exposições e os concursos de escrita criativa e tantos outros.

Para além da formação de utilizadores, os alunos do 5.º ano foram conduzidos numa viagem no tempo até aos primórdios das Bibliotecas na antiga Mesopotâmia, mais especificamente em Ninive, passando pela mítica biblioteca de Alexandria, e de volta às mais avançadas bibliotecas digitais da era contemporânea.

A formação culminou com um jogo online que tu também podes jogar e aproveitar para testar a tua cultura geral. 


FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

Sem comentários: