quarta-feira, 18 de outubro de 2017

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "O MARTIM MORA EM DUAS CASAS" DE PATRÍCIA FONSECA

"Às vezes sinto-me confuso, dividido e triste…não percebo porque é que os meus pais não moram comigo numa só casa, como acontece com alguns dos meus amigos."


No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e mais especificamente no dia 18 de outubro, todos os alunos do 1.º e 2.º anos da EB1 D. Carlos I vieram à Biblioteca conhecer a obra O Martim mora em duas casas da autoria da Psicóloga Patrícia Fonseca. 

Partindo das ilustrações que cada aluno fez das casas das suas vidas, foi discutido o conceito de família e a importância que as várias casas - dos pais, dos familiares e dos amigos - têm na nossa vida. No final desta agradável sessão, foi possível guardar algumas conclusões tais como os animais também são parte da família e, apesar de diferentes, todas as famílias podem ser felizes. 




"O Martim mora em duas casas é o primeiro de uma coleção de livros infantis que retratam várias dinâmicas familiares da atualidade. Como profissional e mãe, assisto a uma mudança significativa da vivência familiar nos últimos anos. A família tradicional está a dar lugar a outras experiências parentais e familiares. Já existem bastantes manuais de apoio para pais e educadores, mas verifico que existem poucos livros que ajudem a criança a reconhecer e a gerir algumas emoções. Desta forma, o presente livro permite que ela identifique e reorganize alguns sentimentos associados às mudanças que surgem após a separação conjugal. Os pais poderão adequar a história à sua realidade familiar, ajudando a comunicar sobre o tema, a gerir sentimentos e a partilhar momentos. É ainda um livro que privilegia a aceitação da diferença. Todas as crianças devem conhecer e entender que não há famílias perfeitas e que podemos ser felizes mesmo com as diferenças que nos rodeiam".


Psicóloga Patrícia Fonseca



1.ª SESSÃO: 



2.ª SESSÃO: 


Verifiquem aqui a qualidade dos trabalhos realizados pelos pequeninos leitores:


https://issuu.com/sandrapratas/docs/as_nossas_casas_eb_1_d._carlos_i



Sem comentários: