segunda-feira, 23 de outubro de 2017

EXPOSIÇÃO "NO INÍCIO ERA A SEMENTE" DO CCVS

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DO CENTRO DE CIÊNCIA VIVA “NO INÍCIO ERA A SEMENTE” ESTEVE PATENTE NA BECRE D. CARLOS I

Toda a vida vegetal nasce de uma semente


O Centro de Ciência Viva de Sintra realiza ao longo do ano diversas atividades de divulgação da ciência, nas suas instalações, em escolas ou noutros locais mediante solicitação. Deste modo, entre as iniciativas preparadas para apresentação nas escolas estão as exposições temáticas interativas que incluem as chamadas atividades de mão na massa.


Assim, por iniciativa dos Professores da EB1 D. Carlos I, esteve patente na Biblioteca Escolar D. Carlos I, no período de 9 a 23 de outubro de 2017, a exposição “No início era a Semente” que conta a história de uma semente, desde a sua formação até se tornar numa planta adulta



A exposição, composta por módulos interativos, e apesar de convidarem à descoberta da ciência de forma muito simples e intuitiva, foi orientada pelos Professores Luís Malveiro junto de todos os alunos do 1.º Ciclo da escola sede, e pela Professora Bibliotecária da EB D. Carlos I junto dos alunos do Pré-Escolar e dos Cursos de Educação e Formação. 

Num périplo cheio de jogos e de elementos tácteis e audiovisuais, os alunos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer mais sobre a polonização direta, indirecta e cruzada, distinguir entre sementes tratadas e não-tratadas, observar o processo de germinação das sementes até à formação da plântula e a sua evolução até à fase adulta, voltando-se de novo à formação da nova semente e à continuidade do ciclo da vida vegetal. Os alunos puderam ainda identificar diversos tipos de sementes e associar sementes a ingredientes usados na confeção de alimentos.  




Os alunos do JI também participaram:



Face ao sucesso da exposição "No início era a Semente", patente para mais de mais de 1067 alunos, dos quais 218 participaram em visitas guiadas, os Professores do 1.º Ciclo da escola sede irão promover a dinamização da Exposição “Há vida na terra/ Plantas/ Luz / Solo”. A mesma, novamente através de atividades de mão na massa, ajudará os pequenos cientistas a compreender como o solo é um recurso indispensável à vida humana e vegetal; como a vida na terra depende da energia da luz solar; e como, por sua vez, as plantas transformam a energia solar em energia química. 

Por fim, e dando continuidade pedagógica à atividade, os alunos do 1.º Ciclo irão, com a ajuda do Professor Luís Malveiro, construir diversos tipos de germinadores caseiros. Esperamos em breve partilhar aqui os resultados das suas experiências científicas! 

Sem comentários: