sexta-feira, 29 de novembro de 2019

BIBLIOTECA ESCOLAR D. CARLOS I PROMOVE LITERACIA DOS MEDIA

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2019, a Biblioteca Escolar D. Carlos I integrou a Semana Europeia da Programação - EU Code Week - com o objetivo de promover as literacias da informação e dos média.


O que é a Semana Europeia da Programação (EU Code Week)? É um movimento popular levado a cabo por voluntários e apoiado pela Comissão Europeia que visa levar competências básicas de programação e literacia digital a todos de uma forma divertida e atrativa, e, como se pode constatar pelo gráfico, não pára de crescer. 


A Semana Europeia da Programação é realizada por todos, para todos! Crianças, alunos, estudantes, jovens adultos, adultos, idosos, pais, professores, bibliotecários, empresários e decisores políticos podem organizar, e participar, em eventos de programação.



A Rede de Bibliotecas Escolares alia-se a esta iniciativa, contribuindo assim para a consecução dos grandes objetivos delineados no Plano de Ação da UE para a Educação: ajudar os sistemas de ensino a adaptar-se à transformação digital; despertar nos dirigentes escolares e professores o interesse na educação digital; e, muito importante numa altura em que o mundo é moldado através da programação, ajudar a acelerar a inovação nos sistemas de ensino e melhorar o ensino e a aprendizagem! 


Assim a Biblioteca Escolar D. Carlos I decidiu organizar variadas atividades de programação integrando o já extenso mapa da codeweek.eu e contribuindo também para o objetivo comum de alcançar 50 % das escolas do ensino básico e secundário na Europa até 2020. 

As sessões decorreram nos dias 29 de outubro (1.º Ciclo); 13 de novembro (9.º D) e  20 de novembro (6.º B, 6.º D e 6.º E). 


E como queremos dar a oportunidade a muitos outros alunos de descobrirem a programação e de se divertirem, estão já previstas novas sessões para o segundo semestre do presente ano letivo.  

Participem e recebam também um certificado que ateste os vossos conhecimentos básicos de programação! 


No dia 10 de março de 2020 os alunos do núcleo de consolidação da EB1 D. Carlos I também quiseram experimentar e divertiram-se imenso enquanto aprendizes de programadores!



Sem comentários: