quinta-feira, 21 de novembro de 2019

MATEMÁTICA NA BIBLIOTECA ESCOLAR D. CARLOS I

Com o objetivo de contribuir para o sucesso educativo da disciplina de Matemática e desenvolver o gosto pela Matemática e pela redescoberta das relações e dos factos matemáticos, a BECRE D. Carlos I teve patente, de 28 de outubro até 21 de novembro de 2019, a exposição "A Matemática é de Todos" da Associação de Professores de Matemática.


Dirigida principalmente aos alunos do 1.º e 2.º ciclos de escolaridade, a exposição compôs-se por diversos materiais manipuláveis - construção de poliedros, de pavimentações, jogos com números, tangrans - o que lhe conferiu um caráter experimental muito próprio, ideal para os alunos mais jovens.
O principal objetivo foi o de permitir que os alunos experimentassem e manipulassem materiais, de forma a desenvolver algumas capacidades e a fazer ligações à Matemática.



Foram muitas as turmas a visitar-nos e que, de estação em estação, foram deitando mãos à massa, brincando e aprendendo.

Também de forma absolutamente espontãnea, e porque a exposição se compunha por módulos interativos que convidavam à descoberta da Matemática de forma muito simples e intuitiva, muitos dos utilizadores da Biblioteca Escolar D. Carlos I aproveitavam os intervalos para erigir poliedros, construir imagens em tangrans, espreitar através de caleidoscópios, e jogar alguns dos muitos jogos propostos nesta exposição. Houve até alunos que pediram para que a exposição não fosse embora e Pais que vieram jogar com os filhos. 


A matemática não será de todos mas, com esta exposição verdadeiramente interativa e na qual se incluíram as chamadas “atividades de mão na massa”, poder-se-á dizer que a matemática foi de muitos!








Sem comentários: