segunda-feira, 18 de março de 2024

ENCONTRO COM A ESCRITORA MARIA FRANCISCA MACEDO

Na sequência de a Biblioteca Escolar D. Carlos I ter conquistado, em articulação com os alunos do Núcleo de Consolidação da EB D. Carlos I (3.º ANO), o 2.º lugar a nível nacional do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, e numa visita há muito prometida pela autora, não haveria melhor data para este reencontro do que a Semana da Leitura 2024. 

Assim, no dia 18 de março e no âmbito do projeto "Os Escritores vão à Escola" da CMS, tivemos o privilégio de contar com a simpática presença de Maria Francisca Macedo, autora distinguida pelo GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL (Prémio para o Melhor Professor de Portugal), pela sua coleção O CLUBE DOS CIENTISTAS

Os convidados da primeira sessão foram as duas salas do Jardim de Infância e os alunos dos Núcleos de Iniciação da EB D. Carlos I.

No espaço confortável da Biblioteca Escolar D. Carlos I, os pequenos leitores puderam ouvir em primeira mão, a narração dramatizada da sua mais recente obra: “Histórias de encontar”, e ficaram de facto encantadas com o conto de um lobo que não gostava de Matemática. 

A história repesca elementos comuns do acervo tradicional oral e joga com números e sequências adaptadas a estas faixas etárias, cumprindo o objetivo de estabelecer pontes entre as crianças e a leitura, entre a lógica e a criatividade.

De salientar que em 2019, o livro Histórias de (En)contar de Um Lobo que Não Gostava de Matemática venceu o prémio Literário Maria Rosa Colaço para melhor obra inédita na categoria de Literatura Infantil. 


Na segunda sessão deste encontro com Maria Francisca Macedo, e muito bem familiarizados com as personagens do Clube dos Cientistas, os alunos do 5.º A e 5.º B assistiram com espanto aos muitos truques de ciência capazes de desvendar mistérios apresentados pela escritora, confirmando-se assim que estes encontros com a autora, ao descreverem um percurso questionador, são eles próprios uma aventura e uma viagem ao conhecimento científico. 

A sessão terminou com muitas perguntas à escritora decididas em pequenos grupos, muitos autógrafos, um grande desejo de ciência e um ainda maior gosto pela leitura. 


SALA 1 E 2 DO JARDIM DE INFÂNCIA E 1.º ANOS














5.º A e 5.º B


























"Maria Francisca Macedo é professora e autora de livros infantojuvenis. O seu trabalho foi reconhecido pelo Global Teacher Prize Portugal 2018, pelo seu contributo para a educação para a sustentabilidade social, e a sua coleção “O Clube dos Cientistas” figura no PNL e no catálogo ler + ciência. 
É membro do Conselho Editorial da revista APEduC, sobre investigação e práticas no ensino da Ciência, Matemática e Tecnologia. 

Mestrada em Educação, concluiu em 2019 estudos pós-graduados em Livro Infantil, ano em que também foi galardoada com o prémio Maria Rosa Colaço para a melhor obra infantil inédita, com o livro “Histórias de Encontar de um Lobo que não Gostava de Matemática”.

A autora do Clube dos Cientistas acredita que somos mais felizes e completos quando sabemos um bocadinho de tudo e nos deixamos apaixonar pelo mundo que nos rodeia! Por isso mesmo, os encontros em escolas e bibliotecas são pensados para deixar nos seus participantes a curiosidade e a busca por elos de ligação entre diferentes áreas: com os livros como pontos de partida — e de chegada."

Sem comentários: