segunda-feira, 11 de março de 2024

ENCONTRO COM O ESCRITOR JOSÉ FANHA

No âmbito do Projeto "O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora", a Biblioteca Escolar D. Carlos I teve a honra de receber o grande escritor e poeta José Fanha no dia 11 de março. 


No âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sintra – Divisão dos Monumentos e Museus –, o projeto "O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora" desenvolve-se na modalidade de Oficina de formação, integrando um par pedagógico, constituído por um docente titular de turma, uma turma e um professor bibliotecário de cada agrupamento interessado. 
O A.E. D. Carlos I participa este ano neste inovador projeto com o Núcleo de Consolidação da Professora Marinela Neves e a Professora Bibliotecária Sandra Pratas.

O projeto visa dar a conhecer as valências de seis museus sintrenses, apoiados por livros escritos por escritores infantojuvenis portugueses, articulando a leitura orientada, o desenvolvimento curricular e a expressão artística, e incluí uma exposição itinerante de totens representativos dos seis museus aderentes, visita a um museu com oficina e uma oficina de expressão plástica com ilustradores.

Assim, entre os dias 19 e 26 de janeiro, na primeira fase do projeto, esteve patente na Biblioteca Escolar D. Carlos I a exposição " O Museu Aqui e Agora, e o Futuro que lá Mora". 

Numa segunda fase, as crianças leram o livro do Museu de História Natural de Sintra com o qual iam trabalhar, Tantas Voltas e Voltinhas até chegarmos aqui, escrito por José Fanha. 


Depois da exploração orientada pelas Professoras Marinela Neves e Sandra Pratas, e de desenvolverem atividades bem criativas como o reconto por imagens, a criação de animais com nomes “giros e simpáticos, jogos em wordwall ou em kahoot, todos tiveram o privilégio de  no dia 11 de março receber este menino crescido de 73 anos. 

O autor respondeu com o seu habitual sentido de humor a todas as perguntas que lhe foram feitas e que vinham muito bem escritas numa folha de papel. Relembrou as histórias do Avó Jaime e de como as mesmas o inspiraram a escrever e a ler. Só não soube dizer em quanto tempo escrevia um livro, dependia, escrevia e pronto. 
Estando nós a comemorar os 50 anos de Abril, também não deixou de nos contar algumas histórias da Revolução e de como a viveu.
No fim estabeleceu uma analogia entre os poetas e os mineiros,  sendo que os primeiros são seres que vão escavando a própria alma para nos darem bocadinhos preciosos de si. 

A sessão prevista para uma hora alargou-se para duas, e professores e alunos tiveram dificuldade em deixar ir embora este poeta, escritor, professor que tanto tem escavado dentro de si para nos dar mais de 100 livros, ou melhor, pedras raras e valiosas de uma alma cuja riqueza é inesgotável.  

Obrigada José Fanha por contribuir para fazer dos nossos jovens melhores pessoas e pelo tanto que tem dado à literatura portuguesa. 

E já sabemos que continua a escavar. Para o ano saem mais duas novas obras! 



José Fanha posa junto ao placard do Escritor do Mês, agradavelmente surpreendido por ter sido o eleito do mês de março!







O escritor ao reconhecer a Professora Marinela Neves como sua antiga aluna!


A D.ª Licínia Martins não deixou sair o escritor sem lhe oferecer um dos cravos de Abril tricotados por si!

Sem comentários: