No dia 24 de junho de 2025, no âmbito do projeto “Teatro à Solta – o Teatro Vai à Escola” da Câmara Municipal de Sintra, e com o intuito de apoiar o desenvolvimento do currículo da disciplina de Português, todos os núcleos do 1.º ciclo da EB D. Carlos I, tiveram a oportunidade de assistir à peça teatral O Segredo do Rio pela Associação Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural em Sintra (CO).
A peça, baseada na obra de Miguel Sousa Tavares, O Segredo do Rio, um livro com ilustrações de Fernanda Fragateiro, publicado em 1997 e dedicado ao seu filho mais novo, Martim, que queria saber porque é que as estrelas não caem do céu, apresenta uma linguagem acessível e mensagens sobre a vida e as relações humanas.
A história decorre numa pequena aldeia, onde o menino, filho de camponeses, passa muito tempo a brincar à beira do rio. Ele descobre que a carpa gigante no rio é capaz de falar a língua dos homens e estabelece uma amizade secreta com ela. Em troca de o menino guardar esse segredo, a carpa oferece-lhe histórias e aventuras. Mais tarde, num momento de necessidade, a carpa ajuda a família do menino com comida, demonstrando a sua gratidão e reforçando a importância da amizade e do respeito pela Natureza.
A obra aborda temas como a amizade, a lealdade, o respeito pela Natureza e as relações humanas, além de ter um forte pendor ecológico ao chamar a atenção para a importância da preservação ambiental.
Em suma, trata-se de uma história altamente pedagógica que pode ser lida como uma parábola protagonizada pela humanidade e a Natureza: se a humanidade, o rapaz, tratar a natureza, a carpa, com amor, fidelidade e respeito, a natureza é generosa e devolve esses sentimentos.
Conseguir que os alunos vislumbrassem a profundidade da obra e as múltiplas leituras que espoleta, só foi possível graças à mestria do ator Nuno Pinto que, com a sua enorme expressividade e plasticidade, foi capaz de dar corpo à forte ligação estabelecida entre o menino e o peixe.
Obrigada à Associação Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural em Sintra (CO) por nos fazer chegar a magia do teatro e esperamos ver-vos em breve!
Sem comentários:
Enviar um comentário