quarta-feira, 18 de junho de 2025

PERDIGÃO PERDEU A PENA

No âmbito do processo de Diagnóstico da Fluência Leitora, os Professores Bibliotecários receberam instruções da RBE para auxiliar no processo.

Assim, em simultâneo com o o diagnóstico de fluência leitora, as bibliotecas escolares foram chamadas a organizar e implementar atividades de leitura com os alunos do 2.º ano. 

As professoras titulares de turma puderam escolher quatro hipóteses de atividades para serem desenvolvidas em articulação com a Biblioteca escolar.  

1.ª - À descoberta de Camões: Atividades de leitura e escrita, para descoberta de quem foi Camões e da sua importância para a língua e cultura portuguesas.

2.ª - A misteriosa viagem de Lianor: Abordagem interativa e criativa ao poema "Descalça vai para a fonte" de Luís de Camões.

3.ª- Perdigão perdeu a pena: Atividade de leitura e escrita, a partir do vilancete de Luís de Camões "Perdigão perdeu a pena".

4.ª Vamos à caça do livro: Exploração de livros a partir de excertos: leitura, interpretação, produção textual e expressão artística.

Ora, tendo sido escolhida a terceira sugestão, todos os alunos do 2.º ano da EB D. Carlos I participaram numa atividade de leitura e escrita, a partir do vilancete de Luís de Camões "Perdigão perdeu a pena".

A mesma teve como objetivos levar os alunos a contactar com a obra de Camões; desenvolver o gosto pela poesia e pela literatura em geral, compreender o significado geral de um poema; e desenvolver a sensibilidade estética.

Num primeiro de quatro momentos os alunos fizeram uma chuva de ideias e jogaram os jogos interativos: "Aves aos pares" e "Duas palavras, vários sentidos". 

Num segundo momento, procedeu-se à leitura do poema "Perdigão perdeu a pena" de Luís de Camões e jogaram os jogos "Verso a Verso, se chega ao sentido"; "Será verdade?" e "Antes ou depois?". 

O terceiro momento da atividade consistiu num trabalho de recuperação de informação. Deste modo, após a distribuição de um desdobrável, os alunos leram, a pares, as informações sobre perdizes e perdigões e procederam ao preenchimento de uma tabela de registo.  

O encontro terminou com uma atividade de Expressão artística em que, individualmente, os alunos decoram máscaras de Perdigão ao som de Amália e Kátia Guerreiro. 

Em simultâneo com o desenrolar destas propostas, os alunos, um por um, interrompiam a atividade para participarem no Diagnóstico da Fluência Leitora a decorrer em sala contígua e lerem o melhor que souberam. 

Ambas as atividades decorreram de forma prazerosa e foi visível a satisfação de todos no final deste encontro à volta da leitura, da escrita e da poesia de Camões. 









Sem comentários: