quarta-feira, 31 de outubro de 2018

MÊS DAS BE NA BECRE DA VÁRZEA

Mês da Biblioteca Escolar, um outubro 2018 em festa!


Outubro é, por excelência, o mês da festa das Bibliotecas Escolares. Muitas foram as iniciativas que trouxeram à Biblioteca da EB da Várzea todas as crianças da escola, professores, pais e convidados: sessões de formação de utilizadores da biblioteca para os alunos do 1.º ciclo; teatro “O Capuchinho Vermelho”, por um grupo de alunas monitoras da biblioteca; atividades experimentais de ciência a propósito dos livros de Maria Francisca Macedo, escritora que tivemos o prazer de receber a 19 de outubro; Feira do Livro, com narração de histórias pela D. Filomena Pina e o Sr. João Oliveira; oficinas de Luz e Movimento pela escritora, ilustradora e animadora Marina Palácio, dia 31 de outubro, no JI da Várzea; Histórias Trampolim, animadas pela professora bibliotecária; uma história e oficina de marcadores de Halloween dinamizada pela professora de Inglês, Sandra Tomé, em parceria com a biblioteca; e os pais voluntários que narraram histórias ou a mãe que dinamizou a oficina de bruxinhas em eva. 





Com epicentro na leitura, a festa da Biblioteca Escolar ouviu a História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar (Luís Sepúlveda), pelas vozes fantásticas dos pais da Sarah Afonso (4.º ano); O lobo que queria dar a volta ao mundo (de Orianne Lallemand), ternamente contada pela mãe do Alexandre (1.º ano); e A Grande Caça ao Monstro (de Norbert Landa), docemente animada pela mãe do Cael (1.º ano). 





A professora Sandra Tomé, de Inglês, contou a história Room on the broom (Julia Donaldson & Axel Scheffler) e deu mote para a oficina de bookmarkers e a oficina das bruxinhas em eva realizada pela D. Vera, mãe da Leonor (pré-escolar) e da Isabel (4.º ano). As Histórias Trampolim da biblioteca aventuraram-se pelos meandros da ciência e enfrentaram Perigo na Floresta (de Maria Francisca Macedo); fizeram uma caça ao Trincas, O Monstro dos Livros (Emma Yarlett); e ajudaram Carlota Barbosa, a Bruxa Medrosa (Layn Marlow) a perder o medo e a fazer aranhas de Halloween com as crianças da sala da educadora Dores. 


Chegado o mês ao fim e em dia de Halloween, a biblioteca escolar recebeu a visita inesperada de Carlota Barbosa em pessoa, a bruxa medrosa que se tornou corajosa e que, como é muito carinhosa, não quis deixar de distribuir pelas crianças e professores pequenas porções da mágica sopa do seu caldeirão!

Uma festa em cheio!

 


 Cristina Calado
Professora Bibliotecária

Sem comentários: