sexta-feira, 19 de outubro de 2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2018-2019



Reafirmando a intenção de promoção da leitura junto da população escolar de todos os níveis de ensino, regressa a iniciativa do Plano Nacional de Leitura PNL2027 a que se associam, tal como em edições anteriores, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Instituto Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e a RTP, responsável pela cobertura televisiva do evento.




Se gostas de ler, participa na 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2018/2019. Precisas apenas de ler com muita atenção os livros selecionados para cada etapa e realizar as provas com sucesso. Podes ser tu o(a) vencedor(a) do agrupamento, do concelho, da região de Lisboa ou do país! Força!

Lê  aqui o Regulamento do Concurso e inscreve-te com a tua Professora ou com a Professora Bibliotecária.
Obra para leitura na 1.ª Fase:

O Rapaz do Rio
de Tim Bowler; Tradução: Catarina Belo 

SINOPSE
Plano Nacional de Leitura

As grandes paixões de Jess eram o avô e a natação. Fora por isso que ficara radiante quando soubera que ia passar alguns dias de férias à casa onde o avô vivera a sua infância. Mas a alegria desvanece-se quando Jess descobre que o avô se encontra em estado terminal. Mesmo assim, o velho senhor parece estranhamente empenhado em terminar um quadro enigmático a que dá o nome «O Rapaz do Rio». Ao tentar ajudá-lo nesta última tarefa, Jess acaba por se deixar envolver pela tela, descobrindo a sua íntima relação com a vida do avô... Através de uma linguagem profundamente poética, Tim Bowler traça afinal neste seu «O Rapaz do Rio» uma metáfora sobre a vida, a morte e a perda e o crescimento interior que esta pode vir a despoletar. Uma obra galardoada em 1998 com a 'Medalha Carnegie'. A não perder!



Calendário:


Regulamento da 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), prevê que o mesmo decorra em quatro fases, entre o dia 4 de outubro de 2018 e o dia 25 de maio de 2019:
Inscrições: de 4 a 19 de outubro
Fase Escolar - de 27 de outubro a 21 de dezembro de 2018
Até 3 janeiro registo de obras lidas e alunos apurados - SIPNL
Até 10 de janeiro: divulgação da lista de alunos apurados no Portal do PNL;
Fase Municipal - de 11 de janeiro a 25 de fevereiro
Até 25 de fevereiro as bibliotecas municipais registam obras lidas e alunos apurados - SIPNL
Até 6 de março: divulgação da lista de alunos apurados no portal do PNL;
Fase Intermunicipal - de 7 de março a 30 de abril
Até 3 de maio as bibliotecas municipais registam no SIPNL as obras lidas e alunos apurados
Até 9 de maio: divulgação dos alunos apurados no portal do PNL e dos parceiros;

Fase Nacional
Prova escrita de pré-seleção: 13 de maio
Prova pública de palco: 25 de maio

Sem comentários: