quinta-feira, 25 de outubro de 2018

ENCONTRO COM A ESCRITORA ISABEL RICARDO

Isabel Ricardo, que conta já com mais de trinta livros publicados, foi a autora escolhida para as sessões da "HORA DO CONTO" da BECRE D. Carlos I do mês de outubro de 2018. 

A maior parte das turmas trabalhou a obra O Fantasma das Cuecas Rotas, que alcançou um estrondoso sucesso junto dos alunos. 

Como atividade de pós-leitura a Professora Bibliotecária criou um jogo à maneira de uma gramática de erros que comprovou que os pequenos ouvintes não perderam pitada desta divertida história.

No dia 25 de outubro, e no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2018, a Escritora visitou a Biblioteca Escolar D. Carlos I para um encontro com todas as turmas do 1.º Ciclo da EB1 D. Carlos I.

Tendo já trabalhado as obras O Coelhinho Avarento e o O Fantasma das Cuecas Rotas, os alunos do Jardim de Infância e do 1.º e do 2.º anos da EB1 D. Carlos I, mal puderam esperar para ouvir a história de  A Morceguita Destrambelhada



Os pequeninos leitores tiveram ainda a oportunidade de conhecer As Aventuras do Xico-Larico, um lobinho vegetariano que adora pregar partidas aos animais, primeiro volume dos Contos do Bosque Sempre Verde. 

Esta coleção pretende também, através de situações engraçadas, transmitir valores importantes aos pequenitos e despertar-lhes o gosto pela leitura.




Os alunos do 3.º e 4.º anos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a coleção OS AVENTUREIROS e as histórias que estiveram na origem de cada um dos números. 

De facto, o mundo literário de Isabel Ricardo para as crianças, apresenta um infindável número de divertidas  e encantadoras histórias que transmitem aos mais pequenos valores humanos tão importantes como a amizade, a generosidade, a solidariedade e o direito à diferença. 

O fantástico encontro culminou com uma dança coreografada da lengalenga de Um Sonho Muito Interessante. 

Obrigada Isabel Ricardo! Estaremos sempre à sua espera!






A colecção OS AVENTUREIROS é constituída por cinco elementos: os irmãos Tó Jú e Daniel, que vivem na Nazaré, e Bia e Cris que são irmãos e primos dos outros dois e vivem em Lisboa. O quinto elemento é o João, um corvo muito endiabrado e traquina que adora pregar partidas e consegue imitar tudo e todos, criando momentos muito divertidos.

Todos os livros da colecção OS AVENTUREIROS têm a capacidade de transportar os seus leitores através de aventuras fantásticas e envolventes que os conduzem aos mais variados lugares e lhes proporcionam o acesso a saberes de carácter cultural e histórico de forma lúdica e acessível. Deste modo, para além de cativar os jovens para a leitura, permitem também a divulgação do nosso património e, consequentemente, uma aprendizagem de conhecimentos essenciais.
Perante narrativas dinâmicas e repletas de humor, suspense e mistério, o leitor vê a sua imaginação estimulada e percorre avidamente as páginas de cada volume desta extraordinária coleção, sentindo-se parte integrante das histórias.
Milhares de leitores já os conhecem desde 1999 (data da 1ª edição) e tornaram-se fãs incondicionais dos heróis destas aventuras, simpatizando de forma especial com o corvo João.  
Este, entre outros, é um dos motivos que leva a que esta colecção seja tão apreciada e aconselhada por professores, em especial, das disciplinas de Português e de História. É recomendada, essencialmente, para o 5º, 6º e 7º anos.





Sem comentários: