quarta-feira, 29 de março de 2017

MIGUEL BOIM APRESENTA “AS LENDAS DE SINTRA E OS RATOS DE BIBLIOTECA”

No âmbito das atividades da Quinzena da Leitura 2017 e com o objetivo de sensibilizar os alunos do 3.º Ciclo para a importância do património cultural de Sintra em contexto de Biblioteca Escolar, realizou-se no dia 29 março a sessão: As Lendas de Sintra e os Ratos de Biblioteca.

A sessão foi conduzida por Miguel Boim, autor do livro Sintra Lendária: Histórias e Lendas do Monte da Lua e mais conhecido pelo peseudónimo de O Caminheiro de Sintra.
 


Esta iniciativa decorreu no âmbito das atividades de animação e leitura propostas pela CMS e pretendeu contribuir plenamente para promover de forma eficaz o livro e a leitura junto das crianças e jovens sintrenses, bem como para os sensibilizar para o imaginário sintrense de que o nosso fascinante património cultural se reveste.

A atividade partiu da ideia que se tem de Biblioteca para as lendas e factos históricos com contornos lendários da vila e serra de Sintra, fazendo recurso a imagens de séculos passados. Estas imagens pretenderam também sensibilizar para a importância da preservação dos monumentos de Sintra e do seu Parque Natural.

Miguel Boim contou, com imenso interesse, contos e lendas que preenchem o imaginário Sintrense enfatizando conteúdos lecionados nas disciplinas de História e Português.

O encontro desdobrou-se em dois momentos distintos, tendo estado presentes na primeira sessão os alunos do 9.º C - PCA, 9.º E e 9.º G.; e na segunda sessão os alunos do 7.º A, 7.º C - PCA e 7.º E.

Todos os alunos escutaram com notório interesse estas histórias que sob a capa da lenda, fazem, no entanto, parte iniludível da História de Portugal. Este interesse é tanto ou mais acrescido pelo facto de as mesmas serem contadas por alguém que mais do que pesquisar a história, iniciou uma vivência pessoal e concreta da história.

Foram duas sessões hipnotizantes e só nos resta desejar que Miguel Boim regresse em breve à nossa Biblioteca escolar para nos encantar novamente com mais pedaços da história de Portugal passada em Sintra. 





Sem comentários: