sexta-feira, 24 de março de 2017

MARIA INÊS DE ALMEIDA NA BECRE D. CARLOS I

A escritora do mês de Março, Maria Inês de Almeida, foi a convidada de honra da Biblioteca Escolar D. Carlos I para as celebrações da sua Quinzena da Leitura 2017.


Jornalista de formação, Maria Inês deAlmeida tem dedicado a sua atividade profissional à escrita de livros infantojuvenis. Parte do seu tempo é também dedicado à dinamização do BLOG ONDE VAMOS HOJE? - http://ondevamoshoje.blogs.sapo.pt/ - destinado a apresentar propostas diárias de diversão e ocupação dos tempos livres para as crianças.

Maria Inês deAlmeida é já uma escritora galardoada, tendo recebido o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas, em 2005.


Quando eu for… Grande, livro que fez as delícias dosalunos do Jardim de Infância do Agrupamento D. Carlos I, foi nomeado em 2011 como um dos três candidatos ao prémio do melhor livro infanto-juvenil da Sociedade Portuguesa de Autores e foi traduzido em 2013 para castelhano. Também vai ser publicado na China. 

Este mesmo livro, que integra o Plano Nacional de Leitura, juntamente com Sabes onde é que os teus pais se conheceram?  figuraram na lista "100 livros para o futuro" apresentada por Portugal como convidado de honra à Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha em 2012.

Em parceria com Joaquim Vieira, é coautora da colecção juvenil Duarte e Marta, que integram igualmente o Plano Nacional de Leitura, de que já foram publicados seis volumes. 
Publicou ainda Contos Pouco Políticos, recolhendo histórias para crianças escritas por políticos. Escreveu cinco biografias (de Amália Rodrigues, Almeida Garrett, Michael Jackson, Amélia Rey Colaço e Almada Negreiros).

A primeira sessão decorreu na Biblioteca escolar D. Carlos I e contou com a presença dos alunos da Salas 1 e 2 do JI da EB D. Carlos I. O resto da manhã do dia 24 de março marcou o encontro com os alunos do JI do Ral do AE D. Carlos I.



A bonita e talentosa escritora encantou a pequenada com quem fez jogos de palavras e conversou sobre os seus livros e o seu processo de escrita. 

José vai ao médico, porque trabalhado na Hora do Conto em contexto de Biblioteca Escolar, foi um dos favoritos mas também José vai à PraiaJosé Come a sopa.

Sabes que também podes ralhar com os teus pais? surpreendeu e divertiu e será mesmo de leitura obrigatório para os pais e educadores de hoje em dia.

No final destes encontros a escritora não teve mãos a medir com tantos pedidos de autógrafos e manifestações de carinho por parte dos nossos jovens leitores.

Também para os mais velhinhos do 2.º e 3.º Ciclo - e já disponíveis para requisição domiciliária-, recomendamos as fabulosas biografias A admirável aventura de Malala contada aos mais jovens e A admirável aventura de Mandela contada aos mais jovens e A Última Árvore, uma história sobre a amizade entre um velho senhor e uma árvore e o fascínio e descoberta do mundo por parte de um rapazinho a lembrar a melhor tradição de O Principezinho





Sem comentários: