segunda-feira, 20 de março de 2017

EXPOSIÇÃO "SONHOS REPLICADOS" DE J.NASCH



No âmbito das celebrações da Quinzena da Leitura 2017 do AE D. Carlos I, foi dinamizada uma exposição de réplicas de grandes obras da pintura mundial SONHOS REPLICADOS da autoria de J. Nasch. A mesma esteve patente na Galeria Almada Negreiros da EB D. Carlos I de 20 a 31 de março de 2017. 

A mesma deu origem a um conjunto de atividades pedagógicas e culturais que visaram enriquecer os conhecimentos dos alunos sobre arte e pintura e desenvolver o seu sentido estético. 



Assim sendo, com base no tríptico alusivo à Guernica de Picasso, a Professora Bibliotecária dinamizou junto dos alunos do 8.º A uma sessão que se debruçou sobre Pablo Picasso e os seus diferentes períodos pictóricos. Depois, através da análise de obras do inigualável artista, foi explicada a eclosão do Cubismo e a sua evolução para o Cubismo Analítico e Sintético. 




Com base nesta sessão e ao longo da Quinzena da Leitura,os alunos juntamente com a Professora Inês Galvão, irão  proceder a uma releitura do quadro estudado na disciplina de Educação Visual. Os trabalhos resultantes integrarão uma exposição a apresentar no terceiro período.

Também os alunos dos Cursos de Educação e Formação do Estabelecimento Prisional de Sintra, e a partir do quadro “O pátio da Prisão” de Vincent Van Gogh, redigiram belíssimos poemas, tendo o poema #Entre Grades#, escrito pelo aluno Sérgio Leitão, da turma B3 A, sido  selecionado para concorrer ao concurso do PNL “Faça lá um poema 2017”.

Da mesma forma, a partir do que lhes foi sugerido pela observação dos quadros em exibição, os alunos do 6.º F e do 7.º G, sob a orientação das Professoras Ana Nascimento e Isabel Delgado, escreveram poemas que foram apresentados à comunidade educativa numa sessão realizada na Biblioteca Escolar no dia 30 de março e que se intitulou "POEMAS COM ARTE" http://becredcarlosi.blogspot.pt/2017/03/poemas-com-arte.html.

Estas criações foram ainda convertidas em livros digitais e disponibilizadas nas plataformas digitais da Biblioteca Escolar.

Na mesma sessão estiveram também presentes alguns Encarregados de Educação do 6.º F, a quem desde já agradecemos a sua visita.

Queremos sobretudo deixar um forte agradecimento ao Eng.º J. Nasch por ter disponibilizado parte da sua coleção e contribuir para os hábitos culturais dos nossos alunos.

Sem comentários: